- Fruto da Terra

Ir para o conteúdo

Menu principal:

  • FRUTO DA TERRA ARTESANATOS E SERVIÇOS



  • O Artesanato e Serviços Fruto da Terra se encontra na cidade de Alto Caparaó, na av. Pico da Bandeira, Nº 892 - Centro

     no leste de Minas, na divisa com Espírito Santo, a 3Km do Parque Nacional do Caparaó.



Como Chegar em Alto Caparaó com destino ao Pico da Bandeira?

  • Lado Mineiro:


  • DE BELO HORIZONTE (330 km)  Pela BR-262, em direção a Vitória, após 5 Km de Manhuaçu, entrar no Trevo Reduto, virar à direita no sentido Manhumirim, seguindo até Alto Jequitibá no Trevo de Alto Jequitibá contornar para esquerda até Alto Caparaó.

  • Centro de Alto Caparaó à Portaria do Parque: 3 km (trecho urbano, com calçamento)

  • Portaria do Parque em Alto Caparaó ao Camping Tronqueira: 6 km (5,5 km estrada de terra)

  • Camping Tronqueira ao Camping Terreirão: 3,7 km (somente trilha)

  • Camping Terreirão ao Pico da Bandeira: 3,2 km (somente trilha)



  • DE VITÓRIA (250 km) Pela BR-262, em direção a Belo Horizonte indo até Martins Soares (15 Km após Péquia, divisa do estado de Minas Gerais com Espírito Santo), contornar no Trevo à esquerda, em direção de Manhumirim, seguindo até Alto Jequitibá, contornar trevo à esquerda sentido Alto Caparaó.



  • RIO DE JANEIRO ( 420 km) Pela BR-116, ou Rio-Bahia, passando por Muriaé-MG, virando à direita em Fervedouro no sentido Carangola, no Trevo de Carangola seguir no sentido Alto Jequitibá/Alto Caparaó, no Trevo de Alto Jequitibá contornar à direita, sentido Alto Caparaó.


  • DE SÃO PAULO (830 km) Pela BR-116, ou Rio-Bahia, passando por Muriaé-MG, virando à direita em Fervedouro no sentido Carangola, no Trevo de Carangola seguir no sentido Alto Jequitibá/Alto Caparaó, no Trevo de Alto Jequitibá contornar

  • à direita, sentido Alto Caparaó.





LADO CAPIXABA:

DE BELO HORIZONTE (330 km)
Siga pela BR-262 (sentido Vitória), até o trevo de Reduto(MG). A partir daí, são 58 km até Espera Feliz(MG) e mais 10 km até Dores do Rio Preto(ES). Outra opção é seguir do Município de Espera Feliz até o distrito do Paraíso. São aproximadamente 25 km de estrada asfaltada. De Paraíso a portaria do Parque são mais 7 km de estrada pavimentada.

DE VITÓRIA (250 km)
Siga pela BR-101 até Cachoeiro de Itapemirim(ES), até aí são 131 km. Partindo de Cachoeiro, são mais 75 km até Guaçuí(ES) e então, mais 37 km até Dores do Rio Preto(ES).


DE SÃO PAULO
Na Rodovia Presidente Dutra, siga até Volta Redonda, são 319 km. De Volta Redonda siga pela BR-116 até o trevo de Fervedouro(MG), são 368 km. De Fervedouro são mais 47 km até Espera Feliz(MG) e então, mais 10 km até Dores do Rio Preto(ES)


DE SÃO PAULO (830 km) RIO DE JANEIRO ( 420 km)
Pela BR-116, ou Rio-Bahia, passando por Muriaé-MG, virando à direita em Fervedouro no sentido Carangola, no Trevo de Carangola seguir no sentido Alto Jequitibá/Alto Caparaó, no Trevo de Alto Jequitibá contornar
à direita, sentido Alto Caparaó.




Informações importantes / funcionamento do Parque Nacional do Caparaó

Agendamento: Para acampar no Parque Nacional do Caparaó é necessário agendar a visita. Isto pode ser feito via telefone: 32 3747 2086, ou pelo site www.icmbio.gov.br/parnacaparao/
Ao ligar, confirme também os valores de entrada e pernoite no Parque.

Horário de funcionamento: de domingo a sábado, das 07h00 às 18h00. Portanto, acabou aquela "mamata" de entrar mais tarde no Parque (antes funcionava até às 22h00) e ir em um tiro só Portaria-Bandeira.

Restrições: Há restrições quanto à entrada de bebidas alcoólicas; além de outros, como veículos tipo ônibus, microônibus e vans acima de 15 lugares. São rígidos quanto a isto!
Os únicos picos liberados para visitação pública no Caparaó são o Bandeira, Calçado e Cristal ( sendo que o calçado e o cristal somente com guia)
O Abrigo de Visitantes do Camping Terreirão não está mais disponível para locação. O espaço agora é ponto de apoio dedicado aos Condutores Locais credenciados no Parque.

No Camping Tronqueira há banho com água quente. Já no Terreirão apenas gelado.
Não é permitido armar barracas na Casa de Pedra ou nos arredores do banheiro no Camping Terreirão.
Não é permitido fazer a trilha direto Terreirão-Cristal.

Temperatura: se irá visitar o Caparaó no outono/inverno prepare-se para enfrentar o frio extremo. É sério, apesar das temperaturas não caírem a níveis absurdos, a região é elevada, então há a presença de vento, que aumenta a sensação térmica. as temperatura chegam em média 6 graus negativos no Camping Terreirão sob vento e chuviscos. É algo que o brasileiro não está acostumado. Vista-se adequadamente.
Ao subir o Bandeira pela madrugada, deixe o Terreirão vestido apenas com um corta vento ou outra blusa fina. Leve blusas grossas e afins para vestir somente quando chegar ao cume.

Se você vai curtir o nascer do sol no Pico da Bandeira no outono ou inverno, períodos em que o sol nasce após às 6h00 e és um trekker experiente, somente deixe o Terreirão por volta das 4h00 da manhã. Se subir antes desse horário fique claro que você enfrentará por mais tempo o frio e o vento gelado do Bandeira antes do nascer do sol. Agora se você tem menos experiência em caminhadas noturnas, saia por volta de 3h30. Você poderá subir com tranquilidade a tempo de ver o sol nascer! Mas lembre-se, esse tempo leva em consideração que você não irá se perder, nem fazer grandes paradas no trajeto.

Para ataque ao Bandeira não se esqueça de levar água, pois não há fontes seguras no trajeto.
Já o trecho Tronqueira-Terreirão  se desenvolve às margens do Rio José Pedro, portanto há água disponível, mas recomenda-se utilizar purificador.
Teste suas lanternas antes das subida, pois necessitará dela em funcionamento. E prefira as de cabeça.
Ao deixar barracas em algum camping para uma caminhada, embale seus alimentos e coloque dentro de mochilas para evitar atrair os Quatis, animais muito comuns na região. Atrás de alimentos eles podem até furar sua barraca.

 
Copyright 2016. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal